segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Umberto Eco

Hermes suposto inventor da escrita, apresentou ao faraó thamus, a sua inveção e foi elogiado, porque a escrita ajudaria a lembrar o que poderíamos esquecer, mas farao não estava muito satisfeito porque a memória é o maior dom que precisa ser mantido em treinamento constante, com a invenção as pessoas não iam se lembrar por esforço interno e sim pro causa de um dispositivo externo, a escrita. No inicio para faraó a escrita era perigosa porque diminuía o poder da mente, mas o texto é irônico porque platão apresentou por escrito esse argumento contra a escrita. Hoje os livros não são formas de substituir o nosso pensamento, são uma maquina para nos pensarmos mais ainda ainda. Os livros desafiam e melhoram a memória. Foi através da escrita que as obras primas foram reconhecidas.
Mais tarde chega surge o computador clássico que era como um livro ideal para ler sobro o mundo na forma de palavras e paginas, mas para usar essa nova geração a pessoa tinha que ser capaz de escrever e ler.
Mesmos após a invenção da imprensa os livros nunca foram as únicas formas de informação , tinha pintura, imagens imprensa mas o livro foi a melhor forma de informação cientifica, para registrar noticias de eventos históricos, a única forma de aprender uma língua estrangeira sem viajar para outro país era estudando em livros.
Hoje com a difusão de novas mídias uma criança aprende muito mais rápido com muito mais conteúdo.
O texto fala de um ponto importante,os cidadãos estão divididos em pelo menos duas classes, os que são influenciados pela mídia, não tem poder de escolha porque acreditam e colocam como verdade as imagens e informações pré editadas transmitidas pela mídia em geral, e os que sabem usufruir de maneira correta a internet,porque quem sabe trabalhar com a tecnologia sabe também escolher e elaborar as melhores informações, essa divisão cultural em desde a invenção da escrita.
o livro e o computador cada um tem seus aspectos positivos e negativos ler um livro pode ser confortável depois de ficar horas e horas em frente ao computador que também prejudica os olhos, mas no computador uma informação pode ser trocada instantaneamente, mesmo com os benefícios e diferenças, ambos continuaram indispensáveis para melhorar o poder da mente e da informação. Uma suposição, caso os computadores façam os livros desaparecerem, isso não significa que o material impresso vá desaparecer também, o computador cria novos modos de difusão e produção impressa.Um dos problemas reais de uma comunidade eletrônica é a solidão,porque mesmo que o novo cidadão dessa comunidade é livre para inventar novos textos, cancelara noção tradicional da autoria,, deletar divisões tradicionais entre autor e leitor, o risco é que estando em contato com o mundo em uma rede o pode ser triste e solitário.