quarta-feira, 26 de setembro de 2007

COMENTÁRIO

CONVERGÊNCIAS DAS MÍDIAS

João Rios e Fernanda Correa



Com certeza já estamos na era open media, onde a imprensa mais do que nunca é o quarto poder. E a audiência tem o poder de selecionar suas informações e exigir qualidade, credibilidade e agilidade, em diferentes meios de comunicação e ao mesmo tempo. Informação verdadeira e instantânea.

A maioria das pessoas se informa por vários meios de comunicação durante o dia, muitas vezes dois ou três simultaneamente.
E o “antigo” leitor, não é mais somente leitor, ele é agora ouvinte, internauta, telespectador e muitas vezes emissor da própria notícia. Sim o público é também ativo no processo de comunicação, com elaboração de sites, blogs, inclusive colocando e corrigindo informação em tempo real.
E agora com esse publico multimídia, cada vez mais exigente e preparado, inclusive fazendo parte do processo de interatividade com o próprio veículo, e outras vezes sendo o centro de um veículo, já é possível com os blogs, por exemplo, onde qualquer pessoa pode criar, manter, atualizar e colocar notícias, republicá-las, postar seus comentários, e fazer sua própria audiência.

E como os meios de comunicação vão sobreviver a esse novo mundo, onde ninguém mais se informa por um único veículo, senão por vários ao mesmo tempo?
É óbvio, que os meios de comunicação e as agências de publicidade, terão que bolar pacotes de anúncios que envolvam todos esses meios e também pacotes de assinatura chamativos para que o público possa ter acesso a vários meios de comunicação distintos ao mesmo tempo, para que possa ter notícias em tempo real, a todo o momento, a qualquer momento e em qualquer lugar: “any time, any where”

Nenhum comentário: