quarta-feira, 26 de setembro de 2007

REPORTAGEM - hiperlinks

O CIGARRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O Cigarro é desenvolvido através da mistura de tabaco e mais aproximadamente 1.500 substâncias tóxicas, dentre elas 50 são cancerigenas.
A nicotina é a substância responsável pela sensação de prazer, momentânea, provocada pelo cigarro, e é ela também responsável pelo vício.
A cada dia cresce o número de pessoas fumantes e diminui a idade com que se começa a fumar, cada vez mais cedo os jovens estão fumando. Dr. Carlos Peres é especialista em dependência química, ele diz que os jovens começam a fumar para demonstrar poder, força e para não se sentirem excluídos da roda de amigos, “os mais prejudicados são os jovens, eles fumam para fazer parte de um grupo”, afirma o médico que há 25 anos trabalha com dependências químicas.
O cigarro provoca muitos males, entre eles o Câncer em várias partes do corpo, como Câncer de pele, garganta, pulmão e muitos outros. E além de doenças respiratórias, Cardiovasculares, entre tantas outras, as doenças do coração e as do pulmão são as que mais matam por causa do cigarro. O pneumologista Luiz Henrique Zaions cuida de muitos pacientes nesse estágio e muitos em estado terminal, ele conta que 80% dos pacientes com Câncer de pulmão quando descobrem a doença, já não tem mais cura, e explica que enfizema pulmonar é uma doença também muito séria “é muito triste você ver um paciente com enfizema pulmonar, ele vai morrendo aos poucos, porque não consegue respirar”, lamenta o médico, que emenda “o tabaco é a primeira maior causa de morte evitável no mundo, ou seja se não se fumasse, muita gente não morreria”.

AS VÍTIMAS

Basta olhar ao redor para perceber que a cidade, o país o mundo está cheio de vítimas desse terrível mau que é o tabaco. Adélio Souza começou a fumar aos 10 anos de idade. Ele fala da falta de informação da época, “na época era visto com maus olhos numa roda de amigos quem não fumava”. Ele começou a fumar porque o pai fumava e todos os irmãos começaram a fumar, hoje com 60 anos de idade, Adélio já passou por duas cirurgias. Ele teve câncer na garganta e um ano e meio depois Câncer no pulmão. Seu Adélio fala do arrependimento de não ter parado de fumar antes, “eu parei tarde, mais vai saber o que mais poderia ter me acontecido se não tivesse parado”. Há quatro anos sem fumar ele ainda colhe as aguras dos anos que teve como companheiro: o cigarro. E não só na vida dele, o irmão de Adélio teve como causa morte registrada na certidão de óbito: o tabaco.
Seu Adélio é categórico em deixar um conselho: “Jogue hoje mesmo o cigarro no lixo, jogue fora, não deixe pra amanhã. A gente fuma por causa da sensação de prazer, pra ficar numa boa, é eu to numa boa, aqui morrendo em cima duma cama”, desabafa entristecido.
O especialista em dependência química, Carlos Peres também deixa um conselho, “que nunca se coloque o primeiro cigarro na boca, porque depois é muito sofrimento”

FUMANTE PASSIVO

Segundo Carlos Peres, os fumantes passivos são os mais prejudicados, “eles não desfrutam do prazer de fumar e tem que agüentar as arguras provocadas pelo odor do cigarro, pelo desconforto com a fumaça, e ainda colocam sua saúde em risco apenas por conviver em um ambiente com fumantes”, explica o médico.

O cigarro é um grande poluente desencadeador de doenças do trato respiratório, de alergias como renite, asma, asma brônquica e etc, e muito grave nas crianças também, por isso a dica da alergista, Marli Bernardes, é que os pais que ainda não conseguiram largar o cigarro, pelo menos preservem os seus filhos. Evitando fumar perto deles, ou em locais fechados onde eles possam estar também, “que assim que fumem os pais entrem direto para o banheiro tirem a roupa e tome um banho para depois abraçar seu filhos”, aconselha a alergista.


O ARGUILE – A NOVA MODA DOS ADOLESCENTES

A moda agora entre os adolescentes é o Arguile, Herança da riqueza de etnias na nossa cidade, o Arguile é o fumo dos Árabes. Igualmente composto por tabaco e nicotina, o Arguile traz uma essência, que pode ser de menta ou de frutas, ou seja um gosto e um cheiro bom, que dão a impressão de ser um produto completamente inofensivo. Aí é que mora o perigo, segundo Luiz Henrique o Arguile é tão nocivo a saúde quanto o cigarro, “só que com um agravante, o cigarro tem filtro, o Arguile não”, afirma o pneumologista.
Marli Bernardes concorda e acrescenta “todo poluente fumaça é altamente destrutivo para o trato respiratório, e o Arguile também”, explica a alergista.
Gerson de Freitas de 19 anos, começou a fumar aos 16. Ele conta que fumava Arguile nas rodas de amigos só pra ficar na turma, se sentir enturmado. Logo depois começou a fumar cigarros, mais só nos fins de semana e em meio dos amigos. Perguntamos por que ele fuma, ele respondeu: “muitas vezes pra impressionar os amigos, é acho que é pra impressionar os amigos, impressionar as meninas”, diz confuso, demonstrando nem ele mesmo saber o motivo que o levou a fumar.
O jovem que hoje precisa sair de casa no meio da tarde para fumar na casa dos amigos, não quer que o pai saiba do vício, e assume não saber definir se ele está ou não viciado no tabaco.
Carlos Peres diz que muitos jovens estão no mesmo caminho, começam experimentando e acabam viciados sem ter como parar.

DICAS PARA LARGAR O CIGARRO

Bárbara barros é médica Clínica Geral e receita remédios homeopáticos, ela trabalha há oito anos num programa que ajuda pessoas a largarem o vício. A médica dá dicas para quem quer realmente deixar o cigarro:

A primeira coisa é o paciente querer, ele precisa estar decidido a lagar o cigarro, ele pode fazer isso sozinho ou buscar ajuda o que importa é que ele decida.

Os familiares e amigos precisam estar unidos nesse objetivo, e saber que precisam ter paciência, pois um fumante num processo de largar o cigarro tem fortes alterações de humor. É a pior coisa pra um paciente que ta tentando parar de fumar alguem dizer: ‘Você ta muito chato, volta a fumar que a gente não te agüenta mais’, ele ta fazendo todo um esforço e não ta sendo reconhecido;


Sempre em seguida depois das refeições, lave a boca escove os dentes, porque o fumante não tem paladar, e logo depois das refeições ele sente forte vontade de fumar;

Evite as armadilhas, como permanecer em ambientes com pessoas fumantes e ou que te oferecem cigarro. Diga: “Obrigado, eu já estou sem fumar a tantos dias e quero ficar mais alguns sem fumar”, e corte a pessoa, evite esses ambientes.

Pense em como sua respiração está melhorando, em como seu cheiro está melhor, como você consegue sentir o seu perfume, pense apenas nas vantagens de ter largado o cigarro.

Dê de presente pra alguém a sua vitória sobre o cigarro. Isso o ajudará a manter-se firme quando vier a tentação.

Evite coisas muito doces, elas também aguçam a vontade de fumar. Evite também café.

Se possível coma bastante frutas, tome bastante água e mastigue pastilhas de gengibre. Elas ajudam a despistar a vontade.

Compartilhe com amigos a cada dia, cada semana, cada mês, cada ano sem fumar, e se presenteie a cada data. Imagine que você mercê um prêmio por estar conseguindo.

Faça cálculos. Calcule quanto você gastava com cigarros e quanto você está economizando agora. E pegue este dinheiro e se presenteie, e/ou faça planos que ao passar de tantos anos vai pegar o dinheiro que economizou e comprar uma casa, um carro, etc.


Saiba mais - www.inca.gov.br/tabagismo,

Um comentário:

Ana disse...

otimo texto, as dicas sao ótimas, enfim excelente"!!!